quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O efeito hipnótico da torradeira
(ou tudo o que está por detrás de uma torradeira eléctrica)

Examinemos uma torradeira. Uma simples pressão sobre a alavanca e, sem perder tempo, as nossas torradas estão douradas e crocantes. Um instrumento maravilhoso! Ao que parece... Pois apenas uma vista de olhos ao fio e á tomada revela que se trata, ao mesmo tempo, de um electrodoméstico fabricado por uma grande companhia, e de um sistema mundial: a corrente eléctrica, que chega apartir de uma rede de cabos e de linhas de alta tensão que são alimentadas por centrais eléctricas, as quais estão dependentes da pressão hidráulica, de pipe-lines ou da carga de petroleiros que, por seu lado, pressupõem barragens ou plataformas petrolíferas. Toda esta rede garante uma distibuição eficaz e rápida, do tipo “express” á disposição de todas as casas, por via de legiões de engenheiros, de planificadores e de agentes financeiros dependentes, por sua vez, de administrações, de universidades e da industria (por vezes mesmo dos militares). A torradeira, como o automóvel, o computador ou a televisão, dependem inteiramente da existência de vastos sistemas de organização e de produção, ligados uns aos outros.

Uma pessoa qualquer, ao ligar um interruptor, não se serve apenas de um instrumento, liga-se a uma tomada do sistema. Entre a utilisação de técnicas simples e de instrumentos modernos encontra-se a transformação de toda uma sociedade. Apesar da sua aparente inocência, as aquisições modernas não funcionam se uma série de instituições da sociedade moderna não funcionarem como previsto, da qual todos os imprevistos foram purgados até aos limites da espontaneidade. Afinal, não falariamos da torradeira se não estivessemos seguros que, ao longo de todo este sistema, tudo o que é necessário não chegasse ao sitio certo, ao momento preciso, com a qualidade esperada. A coordenação, a programação, o entretém e a planificação, e não apenas a energia, são a vida destes aparelhos tão dóceis. Eles dão-nos a impressão de serem servis e de reduzir o trabalho, mas exigem, por outro lado, a contribuição de numerosas pessoas em sítios muito distantes. Os aparelhos funcionam na medida em que as pessoas se transformam em instrumentos.

A distância entre o efeito e a causa, esta invencibilidade do sistema que produz prodigios técnicos, explica o efeito hipnótico da tecnologia sobre os espíritos. A atracção da civilização tecnológica baseia-se muitas vezes nesta ilusão de óptica!

Les renseignements genereux

(Les illusions du progrès technique – pode-se descarregar em : http://www.les-renseignements-genereux.org/brochures/?id=181)

Nenhum comentário: