quarta-feira, 10 de outubro de 2007

AMAP (Associações de apoio à agricultura camponesa)

Produzir e consumir localmente
As AMAP, (Associations pour le Maintien d’une Agriculture Paysanne) Associações de apoio à agricultura camponesa, são partidárias da proximidade entre um grupo de consumidores e uma quinta, frequêntemente situadas numa zona urbana periférica. Esta proximidade desenvolve-se a partir da venda directa dos produtos .Elas estão adaptadas a todos os tipos de produção, e particularmente à de frutos e legumes.

Funcionamento
Nas AMAP, os consumidores escolhem comos agricultores os legumes a cultivar, o preço da subscrição, e as modalidades de distribuição dos produtos (frequência, sitio, horário...). Cada consumidor compra em adiantado a sua parte da colheita, que recebe mais tarde durante a época de produção e segundo as modalidades definidas.

Interesse
Graças a estas responsabilidades recíprocas cada AMAP tem numerosas vantagens:

  • Uma alimentação sâ e que preserva o ambiente: os produtos são frescos, da época, e diversificados (nomeadamente graças à redescoberta de variedades antigas e locais), cultivados sem produtos químicos de síntese, e disponíveis à medida que amadurecem. A proximidade à quinta (no maximo 100 km) minimiza os transportes e o uso de embalagens.
  • Uma económia local eficiênte, social e solidária: os consumidores partilham com o produtor os riscos e os benefícios naturalmente ligados à actividade agrícola. A totalidade da produção é valorizada (nomeadamente sem calibragem nem normas estéticas). O preço da susbcrição é fixado em função dos custos reais de produção e não pelas leis do mercado. A compra em adianado garante ao agricultor um rendimento. As AMAP permitem assim o manter do emprego agricola, e mesmo a implantação de jovens agricultores com menores investimentos e facilitam a passagem dos modos de produção convencional para modos de produção agro-ecológicos. Para os consumidores em dificuldades económicas podem ser estudados arranjos caso a caso.
  • Das ligações sociais, á educação do gosto e do ambiente: o agricultor está presente a cada distribuição da colheita para nos fazer descobrir os seus produtos e o seu oficío. Animações são tambem organizadas na quinta: certas AMAP organizam oficinas de culinária ou de jardinagem. Estas ligações que se criam com a quinta geram uma relação de confiança.
  • Comércio justo local: o preço da subscrição é definido conjuntamente e em transparência entre o agricultor e os consumidores. A compra antecipada garante um rendimento certo ao agricultor e permite-lhe comprar os materais de trabalho sem se endividar.

Em termos de impacto, as AMAP têm actividades ecologicamente sâs, económicamente viáveis, e socialmente justas. Por isso elas participam no desenvolvimento sustentável da região à qual elas se entregam.

Mais informação - http://alliancepec.free.fr/Webamap/

Nenhum comentário: